0-6 Meses

A primeira roca

Para melhorar as capacidades psicomotoras e de coordenação, os brinquedos que fazem barulho e respondem a ações, como as rocas, são muito adequados e proporcionam ao seu filho uma sensação de controlo.
Brinquem com o bebé, façam caretas e usem uma voz aguda para dizer o quanto gostam dele. Ele vai responder com contrações e movimentos da boca, e talvez ponha a língua de fora e sacuda o corpo. Os bebés desenvolvem muito rapidamente um bom sentido de humor. Assim, a partir das seis semanas, vão babar-se ao vê-lo sorrir, o que indica o seu desejo de socializar.
À medida que consegue segurar a cabeça, estimulem-no a levantá-la segurando um brinquedo diante dele. Os músculos das costas e dos ombros vão suportar a força, e assim que aprender a sentar-se, podem brincar com ele de forma a incentivá-lo a virar-se.
O vosso bebé terá diferentes reações a diversos estímulos e traços que irão caracterizar a sua personalidade, uma série de reflexos ou movimentos que podem ir estimulando desde o primeiro momento.
Reflexo de agarrar: O bebé agarra tudo o que é colocado na palma da sua mão sem soltar.
Reflexo Perioral: O instinto mais básico, que ajuda o bebé a encontrar o peito da mãe e mamar.
Gatinhar: Ao colocar o bebé no seu estômago, adotará de imediato o que parece ser, mas não é, uma posição de gatinhar.
Reflexo de marcha ou deambulação: Ao segurá-lo debaixo dos braços, moverá as pernas numa ação de caminhar. Este reflexo aparece quando tiver entre 3 a 6 semanas.
Reflexo de Posição: Ao segurar o bebé na posição vertical e colocar a parte dianteira do pé em contacto com a borda de uma mesa, levantará o pé, como se fosse um passo. O mesmo reflexo está presente no braço.

SABIA QUE…?
Os bebés têm mais personalidade do que se pensa.
Estão identificados mais de 70 reflexos primitivos nos bebés.
Se rodar o seu bebé, os olhos não se moverão juntamente com a cabeça; permanecerão fixos. Isso é conhecido como “reflexo dos olhos de boneca” e só desaparece ao fim de dez dias.
Aos cinco meses, quando controlar bem a cabeça, os jogos de balanço e oscilação irão permitir-lhe praticar a estabilidade da mesma.

Bibliografia
“Guia completo para cuidar de bebés e crianças” da Dra. Miriam Stoppard
“Bebés-bio” de Claire Gillman

Loading...