6-12 Meses

Aprender a brincar

Embora pareça que o vosso filho brinca de forma despreocupada e caótica, na verdade ele está a aprender. Brincar é a forma mais natural que o vosso filho tem para aprender coisas novas e, para se desenvolver, precisando de usar todos os sentidos.
O vosso filho desenvolve-se e aprende de forma constante. Como nos acontece a todos, haverá alturas em que terá novas ideias e habilidades e momentos em que parece divagar e vacilar. Não fiquem preocupados pois toda a sua concentração está direcionada para aprender coisas novas. Quando tiver aprendido, irá procurar outras habilidades.
À medida que vai melhorando as suas capacidades psicomotoras, vai sentir-se cada vez mais atraído pelo toque e pelo som. É muito positivo decorar o seu berço com brinquedos multi-atividades equipados com botões e teclas, para que se entretenha a rodar os elementos ou a apertar os botões para produzir sons.
Entre os 10 e 12 meses vai surpreender-vos ao pegar em pequenos objetos como um lápis. Além disso, terá maior mobilidade e vai divertir-se a empurrar ou a atirar brinquedos para o chão. Seja paciente, uma vez que certamente irá fazer isso uma e outra vez. Como todos nós, gostam de provar a si mesmos que tem um certo controlo e domínio sobre as coisas. Nunca abandonem a vossa imaginação, brinquem com ele e estimulem-no a desenvolver a sua criatividade e imaginação.

SABIA QUE…?
Alguns bebés saltam a etapa de gatinhar e aprendem a andar na perfeição.
A partir dos seis meses, as suas capacidades de coordenação desenvolvem-se cada vez mais rápido.
A importância do desenvolvimento através do brincar só se compreendeu no decorrer dos últimos 20 anos, dado que até então se considerava uma actividade vazia.

Bibliografia
“Guia completo para cuidar de bebés e crianças” da Dra. Miriam Stoppard
“Bebés-bio” de Claire Gillman

Loading...