24-36 Meses

Aprender a comer

No segundo ano de vida, o seu filho vai começar a provar e mostrar preferências por determinados alimentos. Pode acontecer que passe uma semana a comer iogurte e fruta e na semana seguinte decida comer outras coisas. Não há problema, desde que lhe ofereçam uma grande variedade de alimentos, obterá os nutrientes necessários.
O vosso filho, com 2 anos, já poderá comer, mais ou menos, o mesmo que o resto da família sentado à mesa, na sua cadeira habitual. Agora que já é capaz de alimentar-se sozinho, vai gostar de comer à mesa com a família. No entanto, devem ter atenção aos alimentos pequenos ou duros, como os frutos secos inteiros, grãos de milho, frutas com sementes ou pequenos pedaços de fruta ou legumes crus. Levará tempo antes que esteja preparado para permanecer sentado e sossegado às refeições, por isso, sejam pacientes!
Se conseguirem que a hora da refeição seja uma animação para o vosso filho, irá sentir-se estimulado a provar novos alimentos. Com um pouco de imaginação, adicionando às comidas um ingrediente que ele goste, transformando os pratos com formas sugestivas e toques de originalidade, poderão conseguir que a refeição se torne um momento divertido para ela ou ele.

SABIA QUE…?
As crianças que têm dificuldade em comer sentem-se estimulados quando comem na companhia da sua família.
A criança vai precisar de mais períodos intermédios que um adulto, uma vez que não pode tomar grandes refeições.
A variedade é a chave para uma boa dieta.

Bibliografia
“Guia completo para cuidar de bebés e crianças” da Dra. Miriam Stoppard
“Bebés-bio” de Claire Gillman
“Meu filho, meu tesouro” do Dr. Benjamin Spock
“Beija-me muito” de Carlos González
“Os meus primeiros 100 dias” de José Luis Romero

Loading...