0-6 Meses

Cada um a seu ritmo

Cada criança define o ritmo do seu desenvolvimento evolutivo e, portanto, o processo de aprendizagem de cada criança será diferente. Evite fazer comparações, forçar ou pressionar o bebé. Tente ser paciente e compreensivo uma vez que cada bebé tem o seu próprio ritmo.
As crianças crescem por etapas. Cada uma tem o seu próprio ritmo e o seu processo. Por vezes são mais rápidas, outras mais lentas, mas são todas igualmente importantes e bonitas. Por esta razão, devem saber apreciá-las uma de cada vez.
Chucha: é preciso saber dosear. Até aos 8 meses, o vosso filho precisa de chuchar, mesmo não obtendo alimento – é a chamada “sucção não nutritiva”. Este recurso permite-lhe acalmar-se e reconfortar-se. Poderão achar mais positivo acostumá-lo à chucha antes que ele se habitue a chuchar no dedo, ou, pelo contrário, considerar que a chucha pode ser uma fonte de sujidade e favorecer as infeções do ouvido. No entanto, nem a chucha nem o dedo causam problemas graves se o vosso bebé se desenvolve de forma normal. Ainda assim, durante os primeiros dias é melhor não lhe pôr a chucha porque, apesar de não lhe retirar a fome, pode retirar-lhe o desejo de chuchar.
Desenvolvimento físico – quanto peso deve ganhar? Durante os primeiros três ou quatro dias, o vosso bebé pode perder até 8% do seu peso. A partir daí começa a recuperar e aos 10 dias pode pesar o mesmo que no momento do nascimento. Depois, e durante os primeiros três meses, poderá aumentar 200 gramas por semana. Até aos 6 meses, o vosso bebé cresce rapidamente e irá duplicar o seu peso de nascimento.
O cordão umbilical. Após o nascimento, o cordão é cortado e fica apenas um pedaço pequeno que se seca e se torna quase preto em 24 horas. Este coto fica enrugado e sai em cerca de sete dias, mas o bebé não sentirá nenhuma dor. O mais importante para que o umbigo cicatrize bem e caia rapidamente não é tanto desinfetá-lo com frequência mas mantê-lo bem limpo e seco. É aconselhável molhar a gaze que o cobre com álcool a 70 graus e evitar produtos que contêm iodo, talco ou preparados em pó.

SABIA QUE…?
Ser destro ou canhoto é algo que se desenvolve durante os primeiros meses à medida que um ou outro lado do cérebro do bebé se revela dominante. Se dominar o lado direito será canhoto e vice-versa.
O bebé quererá estabelecer um contacto estreito convosco desde o primeiro momento. Começa por utilizar movimentos da boca e língua, e abanões do corpo. No decorrer dos meses seguintes, aperfeiçoará essa interação com gestos, expressões faciais, sons e sobretudo através do choro.

Bibliografia
“Guia completo para cuidar de bebés e crianças” da Dra. Miriam Stoppard
“Meu filho, meu tesouro” do Dr. Benjamin Spock
“Os meus primeiros 100 dias” de José Luis Romero

Loading...