[Resolvida]Consultas Antigas
Dúvidas? Questões? Perguntas? Mais perguntas? A Enfermeira Carmen Ferreira, especialista em saúde materno infantil, está aqui para ajudar!

Repositório das consultas feitas anteriormente no nosso website.
Melhor resposta
1. Sair com o bebé recém-nascido.
2. Amamentação e picos de crescimento.
20. Borbulhinhas em volta da boca.
21. Amostras para a mãe e para o bebé.
25. Borbulhas no rosto do bebé.
32. Pasta Bálsamo Primeiros Dentes.
1. Sair com o bebé recém-nascido.
Tenho um casamento em breve, é prudente levar o meu bebé de 1 mês?
Um bebé de um mês pode sair por períodos curtos de casa, devidamente protegido e vestido consoante as condições climatéricas.
Contudo, os estímulos excessivos em momentos de festividades podem por um lado esgotá-los/cansados ou por outro estimulá-los tanto que ficam em alerta demasiado tempo.
Resultado:
– Choro
– Dificuldade em adormecer
– Alterações intestinais ou no padrão de alimentação
Uma opção poderá ser ir a uma das partes da cerimónia e depois retirar-se. Vejam como se sente e como reage o seu bebé, adequando ao seu caso!
– Verifique sempre se existem fraldários disponíveis, mas leve o seu muda-fraldas caso não haja no local pode improvisar no WC, protegendo o bebé com o muda-fraldas.
– Leve mudas de roupa extra, caso o bebé se suje.
– Atenção à sua alimentação, pois temos tendência a cometer alguns excessos (alimentos que irritem o intestino, provoquem gases, contenham cafeína ou álcool são de evitar nesse dia, uma vez que afectam também o bebé no caso de estar a amamentar) e alguns alimentos à base de ovos, molhos podem estar estragados. Todo o cuidado e especial atenção!
– Preparar previamente a alimentação do bebé:
1- Se estiver a amamentar verifique que leva almofada de amamentação ou outros materiais que use durante a amamentação;
2- Se estiver a fazer leite artificial: leve material necessário e prepare o biberão na copa, sem usar o microondas. Deverá ser preparado na altura em que o bebé vai consumir e leve uma quantidade extra se por acaso se atrasar a chegar a casa;
3- O momento da alimentação do bebé deve ser num local calmo sem estímulos.
Bom passeio!
2. Amamentação e picos de crescimento.
O meu bebé tem 3 semanas de vida e está a pedir mais vezes mama. Quando está na mama parece que fica “rabugento”. Será que o meu leite já não é suficiente?
Perto dos 15 dias de vida o bebé tem um pico de crescimento, pelo que existe uma multiplicação celular muito grande. Por este motivo, o bebé vai pedir mais “alimento”, logo vai fazer mais mamadas ao longo do dia (com tendência para encurtar o intervalo das mamadas à noite).
Não quer dizer que o leite seja fraco, pois não existem leites fracos! Simplesmente é um momento em que as necessidades nutricionais do bebé aumentam.
Ofereça “maminha” em horário livre e mantenha o contacto pele a pele, pois é muito importante.
É um excelente sinal de que o bebé está a crescer com o seu leite! Parabéns!
Curiosidade: nesta etapa os bebés ficam mais “rabugentos”, e alteram a sua rotina alimentar, intestinal e de sono. O pico de crescimento dura cerca de 2 a 5 dias e repete-se mais tarde aos 3 e 6 meses. É um bom sinal de que está a crescer bem!
3. Amamentação.
O meu bebé tem 3 meses e só faz leite materno. Será preciso dar água? Tenho medo que o meu leite não o hidrate o suficiente.
Os bebés amamentados exclusivamente não necessitam de água.
O leite materno é riquíssimo em proteínas, hidratos de carbono, gorduras e defesas naturais que ajudam o nosso bebé a crescer de forma mais saudável! O leite materno é o alimento mais completo e nutritivo, por isso é recomendada a amamentação exclusiva até aos 6 meses. Posteriormente, deve tomar contacto com outros alimentos, mas mantendo a amamentação.
Quando os bebés sentem sede pedem “maminha”, podendo ter uma mamada de duração mais curta do que o habitual, para efeito de hidratação.
Ofereça a “maminha” à vontade nos dias de calor, pois vai hidratar, nutrir e acarinhar o seu bebé!
4. Borbulhas na boca.
Eu queria saber se algum creme da gama Mitosyl trata as borbulhas a volta da boca, acho que são causadas pela constante baba da minha filha… ela tem quase 10 meses e baba-se todo o dia… que faço?
Essas borbulhas à volta da boca são frequentes nos bebés em épocas de maior calor e aquando da introdução de alguns alimentos.
Com o calor, a baba e fricção constante da pele com as mãos e outros objectos na zona peribocal provoca na pele irritações.
Deve prestar atenção se essas borbulhas alastram para outra parte da face e/ou corpo, pois pode ser sinal de intolerância alimentar – suspenda o alimento que desconfia ser a origem por alguns dias e observe se há melhoras dos sintomas.
Deve ter atenção à aplicação de cremes na face do bebé, pois com as mãos o bebé pode arrastar algum conteúdo do creme para a boca e ingerir, sendo tóxico.
Pode optar por hidratar a pele do bebé com óleo vegetais (biológicos de preferência) como por exemplo, óleo de coco – 1ª pressão a frio, que tem propriedades hidratantes e anti-fúngicas fantásticas. Se o bebé ingerir não há problema, dado que este óleo também é para uso culinário e tem um factor alergénico baixo.
Apesar da gama Mitosyl ser óptima para irritações da pele, o seu uso é exclusivo para o rabinho do bebé, NÃO É aconselhável que o bebé ingira. Existem outros cremes no mercado com essa indicação terapêutica.
Truques da Mamã:
– Pode colocar umas gotas de leite MATERNO à volta da boca da bebé, dado que tem propriedades excelentes que regeneram também a pele;
– Verificar se há algum alimento que esteja a despoletar esta situação;
– Manter a zona peribocal bem seca, tanto quanto possível;
– Evitar uso chucha durante largos períodos.
Tudo a correr bem com a sua pequenota!
5. Muda da fralda.
Tenho um bebé com 9 meses, o Afonso, e acho que a pilinha dele anda mais “vermelha”. Já falei com a médica e diz que apesar desta cor não tem nenhuma infecção e falou-me que posso tentar mudar o creme. A enfermeira falou-me no creme Mitosyl por causa da vitamina. Entretanto fiz uma pesquisa e vi que têm uma novidade, o creme de Lassar, qual é a diferença deste creme para o normal Mitosyl.
E já agora, devo me preocupar com esta questão ou é normal por causa da fralda?
Olá Afonso!
É muito comum este tipo de irritações associadas ao uso da fralda, pois é um meio quente e fechado sempre em contacto com as fezes e urina, o que leva a uma menor produção da oleosidade da pele dificultando assim a protecção natural da mesma.
Pode também ponderar se a zona ruborizada está associada a uma zona de pressão que a fralda exerce sobre a pilinha do Afonso. Certifique-se sempre de que a pilinha fica para baixo quando fecha a fralda.
A
Pomada Protectora da Mitosyl é óptima para um cuidado diário, que proporciona uma hidratação da pele do bebé. Deve ser colocada uma camada fina na zona perianal, após a muda da fralda na pele limpa e bem seca.A
Pasta de Lassar já deve ser utilizada em situações em que se verificam lesões. Deverá aplicar 1 a 2 vezes por dia, principalmente à noite por ser um período em que o bebé permanece mais tempo em contacto com a fralda. Esta pasta contém óxido de zinco e lanolina, que são excelentes reparadores da pele e, por outro lado, ajudam a formar a camada protectora da pele.No caso do Afonso pode aplicar uma fina camada na zona irritada, sem colocar no meato urinário (ponta da pilinha).
Pode também utilizar estratégias facilitadoras como:
– Oferecer mais água ao Afonso, para que a urina fique menos ácida (bebés amamentados não necessitam de água. O leite materno é o melhor e suficiente até aos 6 meses em exclusivo!);
– Limpar o rabinho APENAS com água morna (as toalhitas, sabão ou loções de limpeza diminuem a oleosidade normal da pele, estando mais exposta a agressões);
– Mudar várias vezes a fralda assim que note que está suja (num bebé sem irritação da pele normalmente a fralda aguenta 2-3 micções, porém deve mudar assim que perceber que tem fezes);
– Se usar fraldas re-utilizáveis deve lavá-las no programa extra enxugamento, de modo a retirar todo o detergente (adequado à roupa de bebé) e não provocar irritações na pele.
Mamã prevenida….Tome nota:
– Se alastrar a zona de irritação para a púbis e pregas das pernas e as zonas ficarem mais exacerbadas com borbulhas de ponta branca, deve procurar observação de um profissional de saúde (poderá ser indicador de infecção fúngica).
– A infecção urinária normalmente tem associados sintomas como urina muito concentrada e com cheiro fétido,alteração do comportamento do bebé (como irritabilidade, recusa em comer, alteração do padrão de sono, choro persistente, e em alguns casos febre).
As melhoras do Afonso!
6. Muda da fralda.
Tenho um bebé de 2 meses e sempre que lhe mudo a fralda coloco um creme protector. Em conversa com uma amiga ela disse-me que não o faz a cada muda da fralda e apenas à noite. Gostaria de saber a sua opinião?
Estando a zona anal mais exposta à humidade das fezes e urina, necessita de uma boa hidratação ao longo do dia. Pode por isso fazer mais do que uma aplicação de creme por dia.
A hidratação do “rabinho” do bebé após a muda da fralda poderá ser realizada colocando o creme de hidratação ou barreira habitual em pequena quantidade (tamanho de uma ervilha) e uma camada fina apenas na região anal (os órgãos genitais não necessitam de creme).
Pode também utilizar para hidratação o creme que coloca/colocou nos seus mamilos com o princípio activo de lanolina, pois é extremamente hidratante.
A limpeza deve ser feita com compressas (não esterilizadas) e com água (morna). As toalhitas podem ser agressivas para peles mais sensíveis (pode usar pontualmente quando for em passeio ou a casa dos avós).
Nota:
1- Se verificar que o “rabinho” do seu bebé apresenta “pintinhas” brancas recorra a um profissional de saúde para realizar diagnóstico concreto;
2- Caso o “rabinho” do seu bebé fique vermelho e irritado deve aplicar um creme mais específico composto por óxido de zinco e vitamina A, que promovem a cicatrização.
7. Coto Umbilical.
É normal o cordão umbilical do meu filho ficar preto? Tem um aspecto muito esquisito….Será que é normal ter esta cor?
O coto umbilical vai secando e escurecendo até cair. Passa de uma aparência escura e amarelada até cair.
Este processo demora entre 5 a 15 dias, após o nascimento.
Deverá limpar com compressa esterilizada com soro fisiológico ou água, durante o banho ou sempre que o bebé sujar muito a fralda.
Não há problema em molhar o coto umbilical durante o banho.
Após a queda deverá manter a limpeza, até que o umbigo fique semelhante ao nosso (mantenho a limpeza e secagem normal que todos nós fazemos durante o banho). Nesta fase, alguns raios de sangue podem surgir durante a limpeza, é normal e não um sinal de alarme.
Curiosidade: O álcool a 70º deixou de ser utilizado recentemente por não existir evidência científica de que o benefício era maior do que o soro fisiológico ou a própria água. Contudo, algumas Maternidades ainda recomendam.
8. Brinquedos.
Que brinquedos devo comprar para o meu sobrinho que acabou de nascer?
Um bebé recém-nascido tem uma interacção à base do toque e da sucção. Ainda está muito dependente dos pais pelas necessidades básicas.
Apesar de reconhecerem formas esféricas e a preto e branco (semelhantes ao mamilo da mãe), identificam também a mãe e o pai pela voz e cheiro. Os recém-nascidos também reconhecem a face dos seus pais.
Uma estimulação com brinquedos pode começar a ser feita ao fim do 1º mês com maior ênfase e interesse do bebé a partir do 2º-3º mês de vida.
Todos os brinquedos estão especificados na embalagem para que idades são recomendados.Existem inclusive gamas de brinquedos específicas para recém-nascidos.
Contacto pele a pele, uma massagem, embalar e acarinhar são as melhores prendas que podem dar ao bebé recém-nascido.
Os pais agradecem se também ajudar na lida da casa ou na gestão das refeições!
Atenção: Verifique de que materiais são feitos os brinquedos, pois os bebés colocam os brinquedos na boca e podem ter componentes tóxicos! Leia atentamente os rótulos.
Brinquedos muito pequenos podem ser de fácil ingestão do bebé e provocar complicações de saúde.
9. Calor.
A minha bebé de 4 meses como transpira muito ficou com umas borbulhas e manchas vermelhas no pescoço (prega do pescoço) e no peito. A mancha que tem no peito por vezes fica muito vermelha parece quase como se fosse uma queimadura e a pela fica seca. Neste momento, estou a colocar o Mitosyl Loção Calamina.
Olá! Está a fazer correctamente!
Contudo, estado a zona do pescoço mais exposta a transpiração, baba e fricção da roupa a cicatrização pode ser mais demorada.
Deve continuar a aplicar a calamina e alternar com creme hidratante, pois a calamina seca ligeiramente a pele (sendo importante para diminuir a sudurese nestes casos). Tente também manter a zona seca (apesar de ser missão quase impossível, principalmente se os dentes já querem romper!!).
Bom trabalho!
10. Assadura no pescoço.
Tenho um pequenote que fez agora 4 anos. Recentemente teve varicela mas recuperou bem. No entanto, reparei que o pescoço começou a ficar vermelho e irritado com a transpiração. Já tentei vários cremes hidratantes que não conseguiram eliminar essa irritação. Recomendaram-me Mitosyl, mas não sei quais os produtos mais adequados para esta situação.
Olá! O produto mais adequado nesta situação para o seu filhote é a Loção de Calamina, pois tem propriedades calmantes e refrescantes indicada para a pele sensível e irritada do bebé. Ajuda também a diminuir a transpiração nessas zonas.
É muito fácil de usar: Basta agitar antes da aplicação. Aplicar um fina camada 3 ou 4 vezes por dia sobre a pele limpa e seca do bebé, em qualquer zona do corpo (exceto nas mucosas), para proteger a pele e para o alívio da pele avermelhada e sensível do bebé.
Nessa zona tente evitar roupas muito apertadas e fazer uma boa hidratação da pele com a loção!
Tudo a correr bem!
11. Pele atópica.
O meu filho tem 18 meses e tem pele atópica. Na zona do peito, que fica por baixo do queixo parece que tem uma queimadura que, penso ser derivada da baba. Os dentes começaram a nascer por volta dos 13 meses e foi aí que esta mancha surgiu. Quando hidrato mais um bocado noto que melhora mas não passa completamente… Que posso usar?
Olá! Pode apostar na
Pasta de Lassar para quando estiver mais exarcebado e alternar com a loção de calamina.Assegure que essa zona não está sempre em contacto com a água ou saliva para não macerar ainda mais (missão quase impossível, eu sei! Mas se for trocando os babetes de algodão (sem terem o verso de plástico) ao longo do dia é possível).
A
Pasta de Lassar é uma barreira protetora contra as irritações, que combina a ação protetora e absorvente, pois contém óxido de zinco e lanolina (óptimos regeneradores da pele).Pode aplicar uma fina camada, na zona seca, 1 ou 2 vezes por dia em qualquer parte do corpo (exceto nas mucosas).
E ao longo do dia, ou dia-sim-dia-não, aplique a
Loção de Calamina, pois tem propriedades calmantes e refrescantes, estando indicada para a pele sensível e irritada do bebé (por exemplo: após exposições ao sol, prevenção de irritações causadas pela fralda, proteção da sudoração excessiva, etc).Basta agitar antes da aplicação e aplicar um fina camada 3 ou 4 vezes por dia sobre a pele limpa e seca do bebé, em qualquer zona do corpo (exceto nas mucosas), para proteger a pele e para o alívio da pele avermelhada e sensível do bebé.
As melhoras!
12. Comer fruta.
O meu bebé tem 7 meses e gostaria de saber qual a quantidade de fruta que lhe posso dar por dia?
Olá! A diversificação alimentar do bebé é um processo complexo, depende das necessidades, gostos do bebé e também dos hábitos familiares.
A quantidade de fruta também depende de quando o bebé iniciou a diversificação alimentar.
Pode introduzir 1-2 peças de fruta (5 no máximo) por dia na alimentação do bebé, será o necessário em complemento com o aleitamento materno. Até podem ser frutas cruas e oferecer ao bebé para ele perceber a textura, sabores e cores dos alimentos. É uma aprendizagem muito importante!
Sugiro-lhe algumas hipóteses (mais saudáveis) para bebés no blog da Dra. Andreia Revez, nutricionista especializada nesta área –
Optimal Nutrition for Babies.Bons petiscos! 🙂
13. Borbulhas do calor?
Tenho uma menina de 10 meses, e de há uns dias para cá tem lhe aparecido as chamadas borbulhas do calor, há algum creme específico para pôr? Posso continuar a colocar o creme dela depois do banho?
Olá! Primeiro deverá certificar-se que as borbulhas são mesmo do calor e não de uma possível reacção alérgica à gama de produtos que usa para banho da sua pequenina.
Como?
As borbulhas do calor manifestam nas pregas e zonas em que o bebé transpira mais- dobras das pernas, cotovelos, pescoço e zona peribocal/bochechas.
Normalmente são borbulhas/manchas avermelhadas sem ponta branca, que vão desaparecendo. Nos picos de maior calor ficam mais exacerbadas.
O que fazer?
– Secar bem as zonas após o banho e quando notar que estão mais transpiradas;
– Hidratar com
A calamina tem propriedades calmantes e refrescantes indicada para a pele sensível e irritada do bebé, após exposições ao sol, prevenção de irritações causadas pela fralda, proteção da sudoração excessiva, entre outros.
É composta por calamina, conhecida pela sua ação secante de grande poder aderente sobre a pele e com propriedades refrescantes.
Como usar a Loção de Calamina?
É muito fácil de usar. Basta agitar antes da aplicação. Aplicar um fina camada 3 ou 4 vezes por dia sobre a pele limpa e seca do bebé, em qualquer zona do corpo (exceto nas mucosas), para proteger a pele e para o alívio da pele avermelhada e sensível do bebé.
Quando as borbulhas regredirem retome aos cuidados de higiene e hidratação que tinha. Salvaguarde sempre que estas borbulhas não são de outra origem. Peça observação de um profissional de saúde, se necessário.
Tudo a correr com a sua menina!
14. Expetoração.
A minha filha tem 4 anos já não é um bebé mas é um castigo para lhe limpar o nariz, ela anda muito entupida e a dormir, faz muito barulho, parece um adulto a ressonar, coisa que não é costume. O que aconselha a ela tomar? Estava a pensar colocar umas gotas de Vibrocil no narizito…
Olá! Antes de adormecer pode aproveitar e colocar soro no nariz da sua pequenina, eles não acham muita piada mas é importante repetir este procedimento várias vezes ao logo do dia. Os vapores húmidos também são uma boa opção!
Aposte numa boa hidratação (água e chás) para ajudar a liquidificar as secreções e ela conseguir expelir melhor, evitando aquele barulho típico “do comboio a apitar” no nariz 🙂
Resguarde-a nos dias frios!
Contudo, se este problema persiste deve contactar o seu médico para prescrever uma terapêutica adequada à situação clínica do seu bebé!
As melhoras!
15. Borbulhas na mão.
O meu bebé tem 8 meses e 3 semanas e tem algumas borbulhas na parte superior da mão que não parecem ser de calor porque não são avermelhadas, gostaria de saber o que pode ser. Ele também está com borbulhas à volta da boca, depois de um dia estas borbulhas ficam amarelas e têm pus (sujidade) e volta a sair outras na boca, o que será?
Olá! Os bebés desta idade têm muita tendência para ter algumas irritações na pele, pois por um lado têm a pele sensível e por outro estão na fase de explorar o mundo e levam o que podem à boca… alguns começam a querer gatinhar e ficam mais expostos a microorganismos.
Recomendava que fosse observado por um profissional de saúde, dado que este tipo de borbulhas podem ter múltiplas causas, implicando ter que reunir mais informações também sobre a alimentação do bebé (pode ter uma origem alérgica), produtos de limpeza da pele, rotinas e história de saúde do bebé e dos pais com mais detalhes.
Se nas mãos notas que o bebé têm comichão pode aplicar a nossa
Loção de Calamina que é muito calmante, deverá estar atenta para depois o bebé não as colocar na boca 🙂 (aproveite enquanto está a dormir!).As melhoras! Tudo a correr bem!
16. Cocó amarelado e areoso.
Sou mãe de duas crianças, uma de 4 anos e outra de 20 meses. O menino de 20 meses, há já algum tempo, mas não sempre, quando faz cocó, é amarelado pastoso (praticamente sempre) e algumas vezes (não sei precisar em que época e em que altura do mês), o mesmo parece que tem areias. E como é a primeira vez que isso me acontece, uma vez que da menina, nunca apareceu uma coisa destas. Ah! Ele anda no infantário e as auxiliares e educadoras já me falaram nesta situação para saber o que se passa mas também me dizem que não é em todas as vezes que ele faz cocó. Uma mãe chegou-me a dizer que podiam ser ovinhos das bichas. Gostaria de uma opinião sua desta situação.
Olá! As fezes variam muito consoante o tipo de alimentação da criança. Às vezes bebés ainda amamentados podem apresentar fezes amareladas e com grânulos (leite coalhado) e é uma situação normal.
Contudo, neste caso seria necessário reunir mais informações concretas: comportamento do bebé na creche, tipo de alimentação e a observação da textura das fezes.
Alguns bebés podem até apresentar este tipo de alterações nas fezes porque colocam brinquedos/objectos na boca e ingerem algumas partes do seu revestimento (esteja atenta!) ou então comem conteúdos areosos do chão (estão na fase de explorar o mundo através da boca – fase oral).
Recomendava que falasse com o seu médico/enfermeiro de referência e lhe mostrasse com mais rigor, a fim de despistar outras situações (nomeadamente parasitas).
Muito obrigado!
17. Amostras.
Estou grávida de 6 meses e gostaria de saber da possibilidade de receber amostras dos produtos para mamã e bebé. Sei que por vezes os bebés tem alergias a certos produtos, desta forma gostaria estar a receber se possível amostra dos vossos produtos para testá-los. Agradeço antecipadamente.
Olá! Este espaço destina-se a esclarecimento de dúvidas dos pais relacionadas com o bebé e a gama Mitosyl.
No entanto, pode entrar em contacto através do nosso facebook para mais informações.
Muito obrigado!
18. Nódoa Negra.
O meu filhote de 22 meses já há duas semanas que deve ter-se magoado em algum lado tendo ficado com uma nódoa negra bem visível na cintura e que ainda não passou, que posso fazer? Existe alguma coisa que possa colocar sendo ele tão pequenino? Vi na internet que Mitosyl tinha um Gel de Arnica agora, poderei colocar ou ainda não é próprio para a idade dele?
Olá! Pode colocar o
Gel de Arnica sim! Ele é aconselhado para qualquer tipo de pele, em qualquer idade desde recém-nascidos até ao idoso. E está isento de parabenos, o que é sempre uma mais valia!Este gel tem um formato roll-on para ser de fácil utilização, podendo aplicar na pele as vezes que quiser (não tem limite de utilizações), excepto mucosas.
Mesmo que o bebé caia ou se magoe pode colocar como forma de prevenção, pois a Arnica tem propriedades excelentes que ajudam na prevenção e minimizarão das nódoas negras. Além do que é super refrescante graças ao extrato de camomila e acalma a zona macerada.
Caso haja ferida sangrativa não deve colocar o
Gel de Arnica sobre a mesma, mas sim na zona circundante.Boas aventuras!
Tudo a correr bem!
19. Hidratação e higiene.
O meu filho tem três anos é insuficiente renal e por isso faz muito xixi perdendo muito água e tende à desidratação. Quais os produtos hidratantes assim como de higiene que devo optar pois tem a pele e cabelo muito sensível?
Olá! Para esta situação temos muitos cremes que vão ajudar o seu pequenino 🙂
Então para hidratação do corpo temos um novo creme
Tri-Active que ajuda a regeneração de peles sensíveis e atópicas, sendo uma óptima opção para usar após o banho ou quando a pele estiver mais seca.Para a muda da fralda pode usar regularmente a pomada protectora. Se já existir “assadura” deve aplicar a
Pasta de Lassar e continuar com a protectora.Para o cabelo ainda não temos nada mas pode utilizar um produto neutro com pH adequado a peles sensíveis.
Tudo a correr bem! Acompanhe os novos produtos no facebook para ver as novidades que melhor se adaptam ao seu bebé 🙂 tudo a correr bem!
20. Borbulhinhas em volta da boca.
A minha filha tem 6 meses e apareceram umas borbulhinhas muito pequeninas em volta da boca (queixo e em baixo do nariz) mas as que estão na parte superior estão todas juntas e formam uma pequena mancha vermelha, tenho muito medo que seja herpes, há algum produto da vossa gama para aplicar caso o problema seja causado pela chucha ou pelo facto de andar sempre com as mãos na boca? Se houver gostaria de experimentar antes de entrar em pânico a pensar que seja herpes. Ah…ela tem pele atópica que também se manifesta nas bochechas.
Olá! Essas borbulhinhas podem ser do calor e da saliva do bebé, contudo não dispensa observação para despiste de outras situações.
Se o problema não for de origem fúngica pode aplicar o
nosso creme facial para pele atópica e tentar que a zona esteja seca (missão quase impossível nesta fase!).As melhoras! Tudo a correr bem! 🙂
21. Amostras para a mãe e para o bebé.
Estou grávida de dez semanas mas estou a recolher algumas amostras de várias marcas para saber a qual me adapto melhor agradecia se me ajudassem.
Olá! Este espaço é dedicado a esclarecimento de dúvidas e situações de saúde.
No entanto, convido-a a visitar a nossa
página do facebook e enviar uma mensagem privada neste sentido 🙂Tudo a correr bem 🙂
22. Consulta.
A minha bebé tem 12 dias e está com muitas borbulhas pelo corpinho, o que será o que passa ainda não a levei ao pediatra.
Olá! Pelo que descreve parece-me ser eritema tóxico, uma situação comum nos recém-nascidos.
São pequenas borbulhas que aparecem num dia e rapidamente desaparecem. Não há tratamento, pois é completamente inofensivo para o bebé. Não se deve espremer ou mexer, vai passar naturalmente. Especialistas descrevem este eritema como um mecanismo de resposta de pele do bebé ao novo meio (gasoso).
Contudo, se tem dúvidas nada melhor que pedir observação de um profissional de saúde 🙂
Tudo a correr bem!
23. Rabo assado.
Tenho uma bebé de dois meses e já anda à uma semana com o rabo muito vermelho, experimentei de tudo e nada resulta. Gostava de saber o que me aconselha.
Olá! Poderá colocar o creme de protecção (pomada protectora) em pequena quantidade (tamanho de uma ervilha) e uma camada fina apenas na região anal onde se encontra esse vermelho (os órgãos genitais não necessitam de creme).
Em paralelo, colocar a
A limpeza é muito importante, pois pode ainda agravar a situação caso deixemos as fraldas muito tempo com fezes ou urina. Por isso, faça nesta fase a limpeza com compressas (não esterilizadas) e com água (morna). As toalhitas podem ser agressivas para peles mais sensíveis (pode usar pontualmente quando for em passeio).
Se conseguir, pode até deixar breves instantes o seu bebé sem fralda, pois o oxigénio é importante para a regeneração da pele.
Nota:
– Se verificar que o “rabinho” do seu bebé apresenta “pintinhas” brancas recorra a um profissional de saúde para realizar diagnóstico concreto.
Tudo a correr bem!
24. Borbulhas na cara.
Tenho uma menina com 10 meses, e ela tem borbulhas e pele áspera na cara, não entendo o porquê, eu meto sempre ou óleo de amêndoas ou creme hidratante. Ela já tem estas borbulhas desde os seus 7 meses ou menos. Pensei que desaparecia, mas afinal não, e começo a ficar preocupada.
Olá! Pode ser frequente consoante a temperatura do ambiente, o tipo de pele e até mesmo a alimentação do bebé… Sugeria que falasse com o pediatra sobre esta questão para fazer uma triagem correcta do problema.
Contudo, pode experimentar o nosso
creme facial Tri-Active para peles atópicas e sensíveis. A pele vai ficar mais hidratada 😉 Mas volto a chamar atenção para a importância da alimentação, pois ate poderá ser uma manifestação cutânea de intolerâncias alimentares (esteja atenta ao período em que fica mais exacerbado e tente perceber se há relação com a alimentação da princesa).Tudo a correr! 🙂
25. Borbulhas no rosto do bebé.
Sou uma mamã de primeira viagem 😀
O meu bebé tem neste momento 8 meses e à cerca de 3 semanas atrás apareceram-lhe umas borbulhas na carinha, na zona das bochechas. Passados uns dias também aparecem as mesmas borbulhas nos braços (entre o cotovelo e a mão). Tenho alguns cremes em casa que tenho colocado mas não vejo grandes melhoras…o que devo fazer?
Olá! O que descreve pode ser do calor… Nas dobras da pele (cotovelos, pernas, ancas) é frequente que apareçam estas borbulhas, que não têm qualquer significado clínico. Aparecem porque são zonas de fricção e sujeitas a mais calor. Tente secar bem e hidratar após o banho. Nos dias de maior calor e se começarem a ficar mais vermelhas aplique a Loção de Calamina, pois ajuda a acalmar a comichão e a regenerar a pele!
Se persistir ou piorar procure observação do profissional de saúde.
Tudo a correr bem!
26. Dermatite/Eczema atópico.
Tenho uma menina com quase 5 meses e tem dermatite/eczema atópico. Tenho tido muita dificuldade em tratar a pele da minha menina. Já usei Uriage Xemose mas não resultou e agora uso a gama da A-Derma no banho e na hidratação da pele mas nao resulta também! :/
A minha menina costuma ter sempre o peito e pescoço vermelho (dá-lhe imensa comichão!), as dobras das pernas também vermelhas e nos braços parece que tem biquinhos. Hidrato a pele cada vez que mudo a fralda mas a pele continua sempre seca. O que posso fazer?
Olá! Para este tipo de pele sensível e com dermatite recomendamos a loção para o corpo
Tri-Active, adaptada para peles atópicas regenera e hidratada a pele, diminuindo a comichão e o aspecto desidratado.Na face pode aplicar o creme da mesma gama, mas para o rosto, que vai ter efeitos positivos.
Nas dobras da pele (cotovelos, pernas, ancas) é normal que fiquem com o aspecto que descreve, pois são zonas de fricção e sujeitas a mais calor. Pode optar por secar bem e hidratar após o banho com a loção acima descrita. Nos dias de maior calor e se começarem a ficar mais vermelhas aplique a
Loção de Calamina, pois ajuda a acalmar a comichão e a regenerar a pele!Tudo a correr bem!
27. Dermatites.
A minha filha tem 1 mês e 18 dias, já há algum tempo que lhe apareceram umas bolhinhas pequeninas que por vezes ficam com uma matéria esbranquiçada pela cara, pescoço, peito, ombros e até numa orelha, acompanhadas de vermelhidão e principalmente na orelha fica seco e saem umas caspinhas, no resto é só mesmo aquelas bolhinhas, bastante ásperas, o médico disse que era uma dermatite seborreica mas isto não há meio de passar, ela tem comichão principalmente na cara, fico preocupada porque não passa e até já comprei uns produtos da Aveno que a enfermeira me recomendou, só não comprei as saquetas porque estão esgotadas em todos os lados, o que é que lhe fará bem e melhorar, já experimentei os produtos da Barral também mas sem melhoras, o que será e o que posso fazer?
Olá! Nestes casos de peles sensíveis e dermatites recomendamos a loção para o corpo
Tri-Active, adaptada para peles atópicas regenera e hidratada a pele, diminuindo a comichão e o aspecto desidratado.Na cara pode aplicar o creme da mesma gama, mas para o rosto, que vai ter efeitos positivos.
Tente que o banho não seja todos os dias, para não diminuir a oleosidade natural da pele e exacerbar a comichão (dia sim dia não é suficiente) e use produtos de limpeza neutros e da gama de bebé.
O detergente da roupa do bebé também deve ser especifico para bebés e opte pelo programa extra-enxugamento.
Espero ter ajudado! As melhoras e tudo a correr bem!
28. Perda de peso.
A minha filha tem quase 9 meses. A última consulta foi à 2 meses e tinha 7.640 kg e media 63 cm. De à uns dias para cá tenho notado que ela anda um pouco abatida e decidi ver o peso. Perdeu 600 gr e aumentou ao tamanho cerca de 4, 5 cm. Não sei se a alimentação é suficiente pois tenho medo de dar em demasia. De manhã toma LM, ao meio da manhã uma bolacha e um pedaço de fruta. Ao almoço aumentei à sopa, que leva 30 gr de carne, estou a dar cerca de 200ml e depois come a fruta. Ao lanche come a papa, 240ml ou iogurte com a fruta e duas bolachas. Ao jantar, sopa com peixe e dou um pouco de fruta desde que notei que perdeu peso. À meia noite dou LM. Ela tem mamado muito pouco, claro que o poder de sucção é maior mas acho que secalhar o meu leite já não alimenta o suficiente.
Olá! O facto de ela ter perdido peso pode estar relacionado com vários factores (uma virose, constipação… entre outros), que teve reflexo no apetite dela.
Do ponto de vista nutricional precisávamos de mais detalhes para perceber o caso e avaliar a bebé é fundamental. Recomendo que fale com seu pediatra e/ou se possível inscreva-se neste
novo curso sobre alimentação SAUDÁVEL para bebés.Verifique se não existem outros sintomas (sapinhos, febre…) e vigie o comportamento, fezes e urina da pequenina. E continue a oferecer mama! Muito importante para ela até porque lhe passa defesas caso esteja doentinha! Pode juntar nas papas o seu leitinho para ficarem mais ricas e ajudar a bebé a recuperar o peso!
As melhoras, tudo a correr bem! 🙂
29. Leite a secar?
Tenho uma bebé que faz na segunda feira 3 meses. Nas últimas duas noites (não contando com a de hoje) ela acordou por volta das 4.30 da manhã com fome, o que não é nada normal. Na noite de hoje dei-lhe suplemento e dormiu até as 6.30 o que já se enquadra na rotina dela.
Durante o dia de hoje, no fim de cada mamada usei a bomba e não saiu sequer 10ml de leite do peito em que ela mamou. Temo estar a ficar sem leite. O que posso fazer para não deixar secar o leite?
Olá! Não desespere…. parece-me que ela está a passar por um pico de crescimento, que se dá aos 3 meses!
Ou seja, o seu leite não está a secar, está a fazer crescer a sua bebé!
É normal que não saia muito com a bomba, pois é um mecanismo artificial e a saída de leite é um processo regulado por uma hormona (oxitocina) que só é libertada quando há conforto, amor e bem-estar…. E com a bomba não costuma haver 😉
O que aconselho é oferecer maminha à vontade, conforme ela pedir porque as suas necessidades nutricionais aumentaram e as suas hormonas precisam de se ajustar a este novo “pedido” da bebé. O leite materno é produzido na “cabeça”, com as nossas hormonas e por isso, quanto mais maminha oferecer e relaxar com confiança melhor para o processo de amamentação!
Introduzir o leite artificial e a tetina podem prejudicar a amamentação, pois o bebé “desaprende” o que conseguiu conquistar até aqui. Portanto, invista na maminha pois é por isso que a sua bebé está a crescer!!!
Para além de maminha, à vontade, faça contacto pele a pele e invista na massagem, para que o bebé fique menos irritado 🙂
Veja mais informações
aqui.Tudo a correr bem! 🙂
30. Tantas dúvidas :O
Agora há dias escrevi aqui uma dúvida Leite a secar para além de ter a sensação de estar a produzir menos leite, desde sábado que a minha filha às vezes pega na mama, mas passado uns minutos, tira a boca do mamilo e começa a chorar, eu tento dar o outro peito mas geralmente é em vão. .. não sei se é de não sair o que ela quer, se é outro motivo qualquer. Quando isso acontece, se tiver leite do meu tirado dou do meu em biberão se não dou-lhe suplemento… Já tentei falar com a pediatra dela mas está de férias e não atende. Consegue-me explicar porque ela às vezes chora quando vem à mama? Ela de suplemento bebe entre 160/180ml, quanto de água lhe devo dar quando ela toma suplemento? Dou a água antes ou depois do biberão.
Olá!
São normais todas estas dúvidas… faz parte do processo da maternidade! Porém este tipo de tema deve ser abordado presencialmente e de preferência por um conselheiro em aleitamento materno. É muito difícil aconselhar sem observar a mamada ou a pega.
Só está ao meu alcance dar-lhe força e dizer que essas dúvidas todas nós mães temos, porém a amamentação apesar de ser um processo exigente vale muito a pena para a saúde do bebé e da mãe! Procure ajuda presencial… Tudo a correr bem! E parabéns por amamentar! 😉
31. Urgente.
O meu bebé tem 6 meses, chama-se Lázaro. Sábado começaram a aparecer umas borbulhas brancas no rabinho dele… É algo que me mantém assim tão preocupada, é alguma irritação, alérgico a qualquer coisa… por favor, diga-me que eu estou muito preocupada.
Olá! Aconselhava ser observado por um profissional de saúde, pois só através da observação é que se pode diagnosticar o que são essas borbulhas. Pode ser candidíase, verifique se o bebé tem essas borbulhinhas na boca ou até mesmo se passou para o seu mamilo.
Para hidratação e protecção pode à mesma usar a pomada protectora da Mitosyl, porém deve averiguar o que são essas borbulhas na zona da fralda.
Tudo a correr com o Lázaro!
32. Pasta Bálsamo Primeiros Dentes.
Gostaria de saber como prevenção qual é a altura, o momento mais indicado para começar a utilizar a Pasta Bálsamo? A minha Matilde tem 3 meses e meio e já começa a babar-se e tem muitas vezes as mãos na boca mas ainda pode levar algum tempo a nascer o primeiro dente. A minha dúvida é se começo antes ou se espero por sintomas mais graves.
Olá! O
Bálsamo Primeiros Dentes pode ser usado a partir dos primeiros sintomas, como os que descreve.Este bálsamo é um gel gengival à base de hortelã que acalmar a dor, criando uma sensação refrescante e protege as gengivas. A sua consistência permite que permaneça na gengiva tempo suficiente para que o bebé possa apreciar a frescura e o alívio proporcionados pelo bálsamo. Pode ser aplicado, massajando as gengivas com uma pequena porção de gel, entre quatro a seis vezes por dia (de preferência depois das refeições e antes de pôr o bebé a dormir).
As melhoras! 🙂 Tudo a correr bem!
33. Amamentação.
Gostava de saber até que idade é aconselhável um bebé mamar? Se deve ser amamentado até a mãe ter leite? Ouvi dizer que a partir de um ano, o leite materno perde algumas características, é verdade?
Peço desculpa o abuso, mas gostava de fazer mais uma pergunta, estou grávida de 17 semanas, já engordei 3kg, tenho imensa fome, não sou imune à toxoplasmose e começo a ficar sem ideias do que comer, que seja saciante e que, no final da gravidez, não engorde mais do que o esperado.
Olá! Um bebé pode ser amamentado até a mãe ter leite e ambos assim o entenderem. A idade de desmame da espécie humana seria aos 6 anos, mas devido às condicionantes sociais tal é pouco frequente. Portanto, aconselha-se até aos 6 meses em exclusivo e depois até a mãe e bebé quererem em complemento da comida. O leite materno nunca perde valor, pelo contrário é sempre o alimento mais rico para a nossa espécie!
Para a questão do aumento de peso, é importante que faça snacks mais saudáveis (fruta, iogurtes…) e muita água! Vou tentar dar mais ideias e receitas na minha página do facebook, esteja atenta! 😉
34. Dúvidas.
Gostaria que me tirasse umas dúvidas… O meu filho tem 5 dias, tem mamado muito pouco e tenho-lhe dado o suplemento NAN HA1, ele poderá beber água ou só o leite que ele bebe hidrata-o bem? Quando posso levar o meu filho à rua? Quando tiver cerca de 1 mês ou posso levá-lo antes? Existe melhor suplemento do que eu estou a dar?
Olá! Muitos parabéns!!!
Se está a fazer leite artificial não é necessário dar água! Oferecemos água mais tarde com as papas e sopas. Tente insistir primeiro na maminha, para ele estimular a sua produção de leite, este é o melhor leite que pode dar! 🙂 Em relação ao leite artificial deve aconselhar-se com o pediatra em relação a marcas.
Pode fazer breves passeios mas em zonas calmas, deve evitar centros comerciais ou locais com fumo ou outros factores tóxicos ou barulhentos. Curtos períodos de tempo e nas alturas de menor calor.
Tudo a correr bem! Muitas felicidades
35. Bebé.
Um bebé que no 3º até ao 8º mês ainda mama de 3 em 3h, o que se pode fazer, para alterar os hábitos dele à noite, não acordando nesta altura de 3 em 3h? Ou esta situação é normal?
Olá! É normal, cada bebé tem o seu ritmo. O que me descreve não é nada de alarmante.
Agora pode é testar com a introdução de sólidos à noite, para ver como o seu bebé reage – pode dormir mais uma hora ou duas e ser favorável para o sono do bebé, por exemplo.
Tente que o momento da noite seja mais relaxante para ele, com menos estímulos e aposte no banho e massagem.
Veja mais dicas na
Parabéns por continuar a amamentar!!!
36. Horas de sono.
A minha bebé tem 5 meses + 10 dias (prematura 34 semanas). O seu padrão de sono é: acorda às 10h da manhã, sesta de vinte minutos ao meio-dia, mais ou menos, sesta de vinte minutos às 16h, sesta de vinte minutos às 20h. Só adormece totalmente por volta da meia-noite e tal. Acho que para um bebé de cinco meses é muito pouco. Além disso, as horas em que está acordada, só quer atenção. Não consegue estar dois minutos sozinha que berra logo. Quer estar a maior parte do tempo no colo. Detesta a espreguiçadeira e por vezes tento sentá-la com apoio das almofadas mas são tudo tentativas falhadas. E para dormir é o terror cá em casa. É que eu só pedia que ela ficasse sozinha “a brincar” durante alguns momentos.
Olá! Eu percebo a sua preocupação… mas ainda é muito cedo para ela conseguir estar sozinha a brincar (até por motivos de segurança). Quando a mãe (sinal de conforto para o bebé desaparece da sua visão o que o bebé pensa algo semelhante a isto “A minha mãe desapareceu…!”. Portanto, o que me descreve não me parece ser nada de alarmante (caso ela chore 6 horas – não seguidas – ao longo do dia é que é um sinal de alarme e deve pedir observação médica).
Provavelmente a sua pequenina tem uma personalidade mais curiosa e estes bebés “lutam” muito contra o sono porque querem explorar o mundo! Parabéns tem um bebé sensível e curioso! 🙂
O que sugeria era aplicar estratégias de conforto para que ela relaxasse ao longo do dia, como por exemplo: banho, massagem, música/ambiente relaxante. Se notar aparecimento de outro sintoma, deve pedir observação.
Espreite no
facebook mais dicas. Deixo aqui um link de mais estratégias para ajudar.Tudo a correr bem! 🙂