12-24 Meses

Explorador curioso

A curiosidade inata do vosso filho, bem como o seu desejo de explorar vai ajudá-lo a conhecer o ambiente que o rodeia. Enquanto ele brinca, só têm de se maravilhar com o processo de aprendizagem.
Até aos 2 anos o vosso filho desenvolverá de forma inconsciente as suas capacidades intelectuais, seja através da imaginação ou de brinquedos especificamente desenhados para estimular as suas competências. Irá divertir-se com brinquedos que desafiem as suas capacidades psicomotoras, tais como puzzles, brinquedos de encaixe ou de construção, os quais irão estimular a sua destreza e visualização espacial.
A partir dos 20 meses começa a representar situações da sua vida diária. Aprende através da imitação e repetição mas ao contrário de como fazem os adultos, atua e depois reflete. Por isso, não lhe incutam civismo com sermões. Aprenderá a distinguir o que está errado do que está certo pelas suas ações e reações para com os outros.
Neste período, não é necessário fazer distinções entre a aprendizagem e a brincadeira já que o vosso bebé não deixará de aprender em nenhum momento. Com efeito, devem incluí-lo nas vossas atividades diárias, inclusivamente em detalhes que vos pareçam rotineiros ou insignificantes, já que para ele pode ser muito útil e divertido.
A partir do ano, começa a dar beijos e a dizer duas ou três palavras com significado. Já não atira o brinquedo quando lhe pega, mas entrega-o a vós. Começa a entender perguntas simples e adora ler convosco. Agora que começa a pronunciar e a entender algumas palavras e ideias, vai adorar as histórias e os livros.

SABIA QUE…?
As brincadeiras não se devem deixar ao acaso dado que as crianças aprendem enquanto brincam e fazem-no com entusiasmo e prazer.
À medida que o bebé cresce, as suas habilidades de desenvolvimento e capacidades intelectuais irão refletir-se nos brinquedos que estimulem a sua imaginação.
Falar com o bebé e mostrar-se interessado ou interessada pelo que mostra, estimulará a sua curiosidade e a sua vontade de aprender, dar-lhe-á uma sensação de conforto, e ajudará a dar sentido a tudo o que vê.

Bibliografia
“Guia completo para cuidar de bebés e crianças” da Dra. Miriam Stoppard
“Bebés-bio” de Claire Gillman

Loading...