6-12 Meses

Não ao desmame, Mãe!

A alimentação é a fonte da vida, e como tal, a amamentação é o melhor que pode dar ao seu bebé. No entanto, é muito mais do que o alimento, carrega uma união emocional única e especial, mas por vezes difícil de quebrar.
Quando deve parar de amamentar o seu bebé? Muitos bebés começam com alimentos sólidos a partir dos seis meses. Em alguns casos, a presença do primeiro dente indica a necessidade de começar a introduzi-los. O vosso filho irá mostrar-vos que precisa de comer mais através de uma mudança nos seus hábitos alimentares, pedindo mais leite ou uma toma extra.
No início, mesmo estando já preparado para receber alimentos sólidos, o bebé irá preferir o leite, mais saboroso e diretamente da embalagem natural. Sugerimos que introduza gradualmente os alimentos sólidos a meio do dia e intercalando-os com o leite e a água. Verão que durante o primeiro ano o vosso filho irá passar de “provar” sólidos com as tomas de leite, às 3 refeições diárias e a beber água, sumo de frutas diluído ou leite. Chegará a um ponto em que aprenderá a mastigar ou a chupar alimentos maiores. Assim, a quantidade de leite que precisará irá diminuir à medida que aumenta o número de alimentos sólidos.

SABIA QUE…?
O bebé voltará a cara quando tiver comido o suficiente.
Se falar baixinho enquanto lhe acaricia as costas, será capaz de engolir um alimento novo.
Comer sozinho é um avanço no seu desenvolvimento físico e intelectual.

Bibliografia
“Guia completo para cuidar de bebés e crianças” da Dra. Miriam Stoppard
“Bebés-bio” de Claire Gillman
“Meu filho, meu tesouro” do Dr. Benjamin Spock
“Beija-me muito” de Carlos González
“Os meus primeiros 100 dias” de José Luis Romero

Loading...