Mitosyl-noticias-benzocaina

Notícias

Aliviar a dor do bebé? Sim, mas sem benzocaina.

O regulador de saúde americano pediu aos fabricantes para retirarem do mercado produtos de venda livre contendo benzocaina, um ingrediente analgésico, por ser perigoso para crianças – sobretudo bebés.

 

Já se sabia que os produtos usados para alívio da dor no aparecimento da dentição eram perigosos para as crianças. A primeira advertência veio em 2006, altura em que se registaram 29 casos de metahemoglobinemia, também conhecida por meta-Hb, um efeito secundário que se manifesta na redução dos níveis de oxigénio na corrente sanguínea, podendo ser fatal. Destes casos, 19 acontecerem em crianças – e 15 delas tinham menos de dois anos.

 

Em Portugal, e à semelhança do que se passa nos outros países-membros da União Europeia, o panorama é diferente. Para melhor. A garantia é dada por Sofia Oliveira Martins, vogal do conselho diretivo do Infarmed: “Os medicamentos de venda livre passam sempre pelo atendimento de um profissional de saúde e não há nenhum produto para bebés que contenha benzocaina.”(…), o consumidor português está a adquirir um produto à base de uma proteína derivada do leite de vaca e, mesmo assim, o possível risco de alergias consta na bula e na embalagem. Em contrapartida, nos EUA, como no Reino Unido, “o consumidor tem acesso direto aos fármacos em estabelecimentos comerciais e o perfil de consumo infantil é muito superior ao europeu”, acrescenta Sofia Oliveira Martins.

 

Veja este artigo na integra aqui.

 

FONTE: Visão

Loading...