Antes do Nascimento

Olá bebé, é a Mamã

“Está a dar pontapés?” Qual é a mãe que nunca se deparou com aquelas pessoas curiosas que muitas vezes se lhes dirigem espontaneamente e fazem esta pergunta? O desejo de tocar numa barriga grande é irresistível, especialmente se o seu bebé estiver a dar pontapés naquele momento! Dá pontapés, mas não só quando lhe bate à porta! Ao invés, tente cantar… Embora um pouco menos discreto, é mais eficaz para entrar em contacto com o seu pequenino.

A voz da mamã é a melhor coisa
Não se esqueça de que o seu bebé é o seu maior fã. Ele adora sua voz. Acalma-o e tranquiliza-o como nenhuma outra coisa. E mesmo que esteja grávida de apenas 4 meses, os seus ouvidinhos podem ouvir a sua voz que se sobrepõe ao burburinho incessante do seu coração, ao sangue a circular nas suas veias e aos rumores do seu sistema digestivo! Na realidade só ouvem vibrações, mas é o suficiente para criar sentimentos de amor e confiança no interior da sua pequena redoma. Sssh, eles estão a ouvir…
Hoje em dia, já não se considera uma loucura falar com o seu bebé através da barriga da mamã! Estudos têm provado que o bebé escuta, ouve e responde aos pedidos dos pais e até os encoraja a interagir com ele. Sensível ao mundo de sentimentos e emoções, o seu pequeno explorador prefere que fale diretamente com ele do que com outra pessoa.

Então, onde está o papá em tudo isto?
Ele está ali! Sabemos que os sons agudos são automaticamente filtrados pela parede abdominal. Portanto, os bebés reagem mais espontaneamente aos sons mais graves. Existem, por isso, fortes motivos para o papá participar!
Peça-lhe que se aproxime da sua barriga e que fale com o bebé. Talvez até criar uma pequena rotina. Os bebés estão mais recetivos à noite, quando a mãe está deitada. É nessa altura que eles ficam mais ativos. O papá pode, portanto, aproveitar ao máximo este momento para lhe contar uma história, falar acerca do seu dia, ou cantar-lhe uma canção de embalar de quando ele também era pequenino. Esta permuta é preciosa porque os prepara para quando se conhecerem.

Portanto, toca a cantar!
A sua voz parece a de um gato? Não tem importância, o seu bebé está ligado a si, ele absorve as suas palavras e sente-se amado. Assuma o canto pré-natal para fortalecer este vínculo.
O canto pré-natal é a preparação para o parto que utiliza a sua voz e o seu corpo para o bem-estar e a partilha durante a gravidez, durante o parto e depois.
Mas porquê escolher cantar em vez de falar ou de ouvir música? Porque quando canta, o bebé pode sentir as ondas sonoras mais intensamente. O corpo de uma mulher grávida e, principalmente a sua pélvis, atuam como uma caixa-de-ressonância. Os ossos da mamã amplificam os sons e o líquido amniótico transmite-os ao bebé.
Muitas mães têm notado que o seu bebé reage mais quando elas cantam, regularmente, as mesmas músicas ou canções de embalar. Então saque da partitura! Existem muitas outras maneiras de estimular o seu bebé com música, tais como colocar os auscultadores na sua barriga do tipo normalmente utilizado para ouvir música debaixo de água. Mas tenha cuidado com o excesso de estimulação que poderia criar o efeito oposto. A sua voz ainda é o melhor instrumento para partilhar as suas emoções, já que é autêntica e vem do coração.

Loading...