6-12 Meses

Rotina ou confusão

A motivação é o que nos faz começar, a rotina o que nos faz continuar. Se as coisas acontecem da mesma forma todos os dias, o bebé vai experimentar uma sensação reconfortante de controlo.
As rotinas na hora de dormir podem incluir histórias, músicas, abraços e beijos. Nesta idade, é positivo que o bebé tenha aprendido a dormir por si próprio no seu berço. Perto dos nove meses muitos bebés começam a acordar e a exigir atenção. Isto acontece porque, apesar de acordarem e estarem sozinhos no quarto, sabem que os seus pais não devem estar muito longe. Nestes casos, talvez seja suficiente dizer-lhe simplesmente “volta a dormir”.
Mas a grande questão é … e se ele chorar? Se for apenas uma lamúria não lhe pegue logo ao colo. Possivelmente voltará a dormir, mas se o choro se tornar num berreiro, façam-lhe uma visita curta e tranquila, falem baixinho, acariciem-lhe as costas… Se a situação não melhorar, será melhor fazer turnos e voltar de pouco em pouco tempo.

SABIA QUE…?
Aos poucos, o tempo total de sono diminui durante o primeiro ano.
As estatísticas mostram que aos 10 meses um em cada quatro bebés ainda não dorme a noite toda. À medida que o bebé se torna mais crescido precisará de mais atenção dos pais na hora de ir para a cama.
Não há nada de errado em hábitos como mover-se ritmicamente, chuchar o dedo, enrolar o cabelo… tornam-se parte da sua rotina e reconfortam-no. A seu tempo abandonará esses hábitos.

Bibliografia
“Guia completo para cuidar de bebés e crianças” da Dra. Miriam Stoppard
“Bebés-bio” de Claire Gillman
“Meu filho, meu tesouro” do Dr. Benjamin Spock
“Beija-me muito” de Carlos González

Loading...