24-36 Meses

Sesta ou diversão?

A partir dos 2 anos muitas crianças deixam de fazer a sesta o que decerto provoca um dilema nos pais: evitar que faça a sesta e lidar com a criança até à hora de dormir ou incentivá-la a dormir a sua sesta e enfrentar uma criança excitada à noite?
Pois não há uma resposta certa… É um beco sem saída. O nosso conselho: é necessário que a criança descanse um pouco durante o dia. Transformar a sesta numa rotina é positivo, quer se durma quer não.
Outra situação vivida pelos pais é receberem o filho no quarto deles a altas horas da madrugada, como se fosse um fantasma. Talvez porque a criança já descansou o suficiente. Se assim for, habituem-na a deitar-se mais tarde. Se não for este o caso, o pai ou a mãe deve levar o filho de volta para o quarto deixando-o brincar na cama dele até que o resto da família se levante. Efetivamente, na cama dele… Neste ponto, quando verificarem que o vosso filho já é suficientemente forte e os seus movimentos estão bem coordenados para sair do berço e entrar no vosso quarto, é chegado o momento de passar a uma cama.

SABIA QUE…?
À medida que o vosso filho cresce, a imaginação dele torna-se mais forte e é mais fácil ter medo do escuro. Se deixarem uma luz suave acesa no quarto ou no exterior isso irá tranquilizá-lo. Não insistam em deixar o quarto às escuras e nunca ridicularizem o seu medo.
A partir dos 3 anos, a criança pode utilizar estratagemas para atrasar a hora de ir para a cama.
A televisão, os vídeos ou as brincadeiras tendem a manter a criança excitada, sendo melhor deixar essas atividades para outra altura

Bibliografia
“Guia completo para cuidar de bebés e crianças” da Dra. Miriam Stoppard
“Bebés-bio” de Claire Gillman
“Meu filho, meu tesouro” do Dr. Benjamin Spock
“Beija-me muito” de Carlos González

Loading...