0-6 Meses

Sonha meu anjinho…

Anjo ou Diabinho? Ao dormir, dorme como um anjo, mas chora e acorda à noite com frequência sem que os pais consigam descansar o suficiente para enfrentar o dia?
Durante os primeiros meses o bebé precisa de dormir muito (60% do seu tempo), a não ser que tenha fome, frio ou esteja desconfortável. No entanto, os seus padrões de sono variam. É importante aprender a distinguir entre o dia e a noite.
Incentivem o vosso bebé a dormir à noite, estimulando-o durante o dia e estabelecendo um ritual de relaxamento na hora de ir para a cama. Isto vai ajudá-lo a perceber que a brincadeira acabou. Se o bebé acorda com frequência por estar molhado usem fraldas duplas ou protetoras, e se ele chora quando o deixam no berço, não lhe peguem ao colo imediatamente. Descubram porque está a chorar, talvez tenha calor, ou está numa posição desconfortável, ou talvez seja suficiente abanar o berço. É importante que lhe deem de comer tranquilamente no menor tempo possível, seja peito ou biberão. Depois, devem colocá-lo de novo no berço.

SABIA QUE…?
Os bebés não conseguem regular a temperatura corporal tão bem como os adultos. Precisam de uma temperatura constante em casa e mantas para manter um calor que não deve ser excessivo. É importante que o ambiente não esteja nem demasiado quente nem demasiado frio.
Durante o sono estará mais confortável se lhe vestir uma roupa que facilite a muda da fralda com frequência, como por exemplo um pijama ou um babygrow com abertura entre-pernas.
“A sensação de estar envolvido dá-lhe uma grande sensação de segurança e pode ajudá-lo a dormir, mas evite agasalhá-lo demasiado.”

Bibliografia
“Guia completo para cuidar de bebés e crianças” da Dra. Miriam Stoppard
“Bebés-bio” de Claire Gillman
“Meu filho, meu tesouro” do Dr. Benjamin Spock
“Beija-me muito” de Carlos González

Loading...