12-24 Meses

E agora vamos brincar!

Trepar, desembalar, empurrar, agarrar, saltar, correr fazem todos parte do desenvolvimento de uma criança. Esta fase é essencial ao seu crescimento intelectual e muscular. Observe como o seu pequenino mexe em tudo e está cheio de imaginação numa missão para se apoderar da sua echarpe nova…
Ele adoraria sentir este objeto desconhecido, é irresistível, ele tem de o ter. Muitas vezes à custa de inúmeras quedas. Mas nesta idade não existe aventura maior do que subir para um banco, abrir uma arca ou balançar nas cortinas! Em vez de proibir todos os horizontes, aproveite ao máximo este período de grande despertar para enriquecer o universo dele com novas descobertas através da brincadeira.

A grande clarificação
Que alegria, ser capaz de criar uma balbúrdia! Mas enquanto o faz utilizar o cérebro… Comece por esconder objetos coloridos semelhantes na sala. Em seguida, desafie seu pequeno explorador: “Eu preciso de… uma coisa vermelha como a tua chucha!”, “Eu preciso de… uma coisa amarela como as tuas calças!” ao mesmo tempo que aponta para estes objetos. Vasculhando tudo para a fazer feliz irá mostrar ao seu bebé como se compara e escolhe. Nem sempre é fácil distinguir entre coisas que se parecem ou não e criar pares, uma vez que esta lógica é o primeiro passo para aprender a ler.
Outra variante: pegue nalgumas etiquetas que não sejam autocolantes e selecione 1 círculo, 1 triângulo, 1 quadrado e 1 estrela em 3 cores diferentes. Coloque-as em cima da mesa, ao lado de 4 caixas vazias todas guardadas por ursinhos. Convide-o a olhar para elas com cuidado e a tocar-lhes, ao mesmo tempo que o ajuda a observar as suas semelhanças e diferenças. Em seguida, peça-lhe para ordenar os elementos por cor: “O ursinho gostaria de ficar com todas as etiquetas azuis, podes dar-lhas?” Depois, passe para as formas: “O ursinho gostaria que todas as estrelas estivessem na arca do tesouro, podes dar-lhas?” Se ele cometer um erro não se esqueça de o incentivar sempre e de orientar as suas escolhas.

A minha primeira moldagem
Que tal fazer um homenzinho que se pode amolgar? Viva a massa para modelar! Com moldes e um rolo pequeno, o seu bebé pode experimentar os conceitos duro e mole ao mesmo tempo que se diverte. Os seus dedos vão apertar, esticar e comprimir a massa para modelar… tal como os adultos quando cozinham! Facilmente maleável, pode ser também previamente tingida com corantes alimentares.
Fazer as coisas é fascinante. O bebé adora que brinque com ele e que o deixe imitar os seus movimentos. Ao contrário da plasticina, a massa para modelar pode ser cozida, para criar um objeto sólido para colocar no quarto dele. E para pequenos comilões que querem provar a sua obra de arte, podem deixá-los ajudarem-vos a fazer uma tarte, dando-lhe uma pequena bola de massa para modelar e cozer no forno juntamente com a sua. Orgulho garantido!

Tutti frutti
Maçãs, pêssegos, peras, alperces… O seu pequenino adora fruta. Infelizmente, em puré. Ajude-o a ver as frutas de forma mais clara, permitindo-lhe descobrir a sua forma verdadeira. Coloque 4 peças de fruta inteiras em cima da mesa, descreva-as juntas, depois dê-lhes nomes. Leve a sua exploração um passo mais à frente, corte-as ao meio. Uma pedra grande? Sementes? A conversar com ele, guie-o durante a descoberta. Depois, deixe-o provar cada uma delas e tape-lhe os olhos: “Irás reconhecê-las desta vez?” Hora de brincar!
Variante: tape os seus próprios olhos e então erre deliberadamente para que o bebé possa ajudá-la a encontrá-las, descrevendo cada uma delas.
O bebé tem um gosto natural pela descoberta. Curioso e enérgico parece incansável. Permita-lhe maravilhar-se e testar os seus limites através da brincadeira. Este período é ideal para envolver a sua imaginação os seus raciocínios, já que moldará a sua personalidade futura.