O que dizem sobre nós

E ESSA GRAVIDEZ COMO ESTÁ A CORRER?

A gravidez continua a correr super bem!

Felizmente consigo dormir melhor agora, houve uma altura complicada em que tive de gritar por socorro à minha obstetra! Passei quase duas semanas sem pregar olho – felizmente sem dores ou outro tipo de incómodos. Mas voltar a dormir foi uma sensação de vitória maravilhosa, afinal de contas vou ter tempo de sobra com noites mal dormidas!

O tempo está a passar num flash! E finalmente a minha barriga começou a dar um ar da sua graça. Este finalmente tem alguns mixed feelings por trás… é que se no momento em que soube que estava grávida achei que ia ficar enorme e com um barrigão impossível… a certeza que a gravidez podia evoluir saudavelmente sem grandes oscilações visuais (e de peso) passou a ser uma ideia maravilhosa que o meu corpo recebeu e cumpriu. Barriga grande não significa obesidade – nada disso! – mas se houve momentos em que só a ideia de um baby bump me fazia sentir socialmente grávida… outros houve em que as hormonas começaram a ver uma imagem disforme ao espelho!

Ok… eu estou só a ser MEGA sincera. Isto não é o que vejo quando olho para outras grávidas. Estou única e exclusivamente a falar de mim.

O passar do tempo tem trazido outras preocupações reais: é necessário tratar de coisas práticas, carrinho, quarto da bebé, malas da maternidade e o ovo para o carro. As aulas de preparação para o parto têm sido ótimas para ganhar consciência destas coisas – e para reduzir as listas ao essencial – e sinto-me muito mais serena (ainda que preocupada na mesma proporção) com a realidade do parto. Com o babyshower que fiz no mês passado reuni uma boa quantidade de peças de roupa, algumas fraldas (não muitas; quando nascer logo se vê o tamanho que vai precisar) e produtos essenciais. Como sabem, escolhi a Mitosyl e tenho tido os melhores feedbacks de outras mamãs.

Por outro lado, as obras na casa nova estão bem atrasadas… já fiz uma visita à obra com as meninas responsáveis pela decoração e AMEI o projeto que foi desenvolvido. Acontece que na minha cabeça precisava de saber que ele podia ser montado tipo… no próximo mês! Queria ter tudo prontinho em Abril para me descansar e para ter a capacidade de orientar algumas mudanças – mas sim… já me mentalizei que só bem depois da baby nascer é que isso vai ficar resolvido: não a casa… mas o processo de limpeza da casa onde estamos a morar.

Continuo nos meus treinos diários, mas admito: começa a custar. Uma mistura de preguiça e de esforço que ainda assim considero mais um entrave físico do que mental. No principio do mês experimentei uma dor ciática durante 4 dias e não desejo isto a ninguém! Abençoada Filipa (uma PT do meu ginásio) que me ajudou com alongamentos e com uma bola de massagens.

Fiz massagens apropriadas à gravidez, e super recomendo; ajudam mesmo a libertar a tensão e aliviam o peso das pernas. E tive de autorrecriminar-me por nunca ter sido uma defensora das calças de grávida quando, na realidade, são a melhor coisinha do mundo. Conforto e bem-estar é isto… não há pressão, não apertam… comprem pelo menos um par! Palavra de honra. Mas basta um par… dois no máximo! Abusem das calças em polipele com cintura em elástico, daqui a nada já estamos a usar a nossa roupa normal e estas calças – de sonho – ficam a um canto. Não ficasse mal usá-las “normalmente” e nunca mais comprava outras calças na vida!

Este foi também o mês em que fiz o exame dos diabetes. Crucifiquem-me, mas acho este processo desumano. Nem são as horas de jejum, nem as três picadas para tirar sangue. É mesmo beber aquele liquido horrível com 75 gramas de açúcar e sentir o bebé numa agitação de desconforto enquanto tentamos não desmaiar nem vomitar. Advertências dos técnicos de laboratório e que confirmo, foram a única coisa que tive mesmo vontade de fazer durante aquelas horas: desmaiar e vomitar… Mentira… também tive vontade de desistir.

O que vos posso dizer é que o exame se faz! Há coisas piores! E que a segunda hora é bem mais aceitável que a primeira… ainda assim… mudem lá isto, pleaseeeeeee.

A melhor parte é que os resultados vieram impecáveis e não há diabetes gestacionais.

Também fui a uma consulta de nutrição na gravidez e saí de lá muito mais descontraída e cheia de dicas e receitas para garantir uma alimentação equilibrada para ambas.

A Vitória mexe-se IMENSO! Mas parece que é um privilégio só meu – para já. Ninguém mais a conseguiu sentir… até fiz um vídeo no outro dia à noite: mais uma vez… penso que só eu consigo ver! Enfim… em breve chegará aquela fase estranha em que parece que nos querem saltar pela barriga e já não será um momento só meu e dela.

A Melhor Amiga da Barbie