6-12 Meses

Hora do banho

Entre as idades de 6 meses e um ano, o seu bebé torna-se mais independente no momento do banho. Sentados na água, podem descobrir o prazer dos salpicos e de brincarem na água, enquanto se estreitam os vínculos com eles.

Conselho: nunca deixe o seu bebé sem vigilância durante o banho. Manter tudo ao alcance do braço (brinquedos, toalhas, roupa limpa) e uma chamada telefónica pode esperar. Um tapete antiderrapante irá ajudar a garantir que ele não escorregue no banho! Por fim, retire posteriormente toda a água dos brinquedos para evitar o desenvolvimento de bolor.

O bebé descobre a água

Numa idade bastante jovem, o seu pequenino já pode experimentar salpicar usando as mãos e os pés. Agarrando-o por baixo das axilas, coloque uma mão por trás do pescoço e a outra no rabinho. O seu bebé descobrirá que pode mexer as perninhas e chapinhar na água.

Quando o bebé está sentado no banho, mostrar-lhe que pode mover os braços e bata suavemente na superfície da água com a mão para criar salpicos. A felicidade está garantida: tenha à mão algo para limpar o chão da casa de banho!

Os banhos de espuma criam uma experiência totalmente nova: sopre delicadamente um punhado de bolhas na direção da barriga dele. Sopre as bolhas com um anel especial e mostrar-lhe como rebentá-las uma a uma com o dedo.

Crie rituais de ligação

Aproveite este momento de relaxamento para criar alguns novos rituais a partilhar com seu amiguinho. Pode encorajar seu bebé a arrulhar fazendo ecoar os sons produzidos. Usando as entonações da sua voz, pode comunicar com o seu bebé e, depois, tentar descrever as emoções dele ou felicitá-lo: “Estou a repetir o que disseste! Estás contente?” “Tens muito a dizer, que lindo bebé!”

O momento do banho também é a oportunidade perfeita para experimentar o jogo das gargalhadas: olhe para bebé nos olhos, sorria para ele e, em seguida, desate à gargalhada. Em breve, o ato de rir virá naturalmente e as gargalhadinhas ou os primeiros risinhos do seu pequeno serão o eco da sua própria gargalhada. Quando o seu bebé for mais velhinho, pode competir a fazer a careta mais engraçada!

Os brinquedos aquáticos estimulam a criatividade

Peneiras, regadores, barcos, balões… existem inúmeros tipos de brinquedos aquáticos, todos eles promoverão a descoberta do mundo à volta do bebé. Mostre-lhes a água a passar por uma peneira ou o bico de um regador, e que muitos destes objetos flutuam até que tombem quando ficam cheios de água.

Estes brinquedos podem estimular a curiosidade, tanto pela sua forma como pelas suas características, tais como os que criam bolhas ou sons debaixo de água, ou brinquedos com ventosas que se colam à parede. Atualmente, existem até mesmo livros de plástico para que o bebé possa aprender enquanto se diverte no banho, ou tintas de água para desenhar nos azulejos e, depois, limpá-los.

Nem necessita de comprar todas estas engenhocas. Pode fazer as delícias do seu bebé por quase nada. Embrulhe um dos brinquedos do seu bebé numa luva de banho e ofereça-lha, dizendo: “Eu tenho uma prenda para ti!” O seu bebé ficará encantado com a surpresa e vai querer que repita. Tenha uma segunda luva acessível para continuar a brincadeira!

Todas estas maravilhas são também desculpas para criar momentos memoráveis partilhados com o seu filho à medida que os incentiva a descobrirem o mundo à sua volta. Quem sabe, talvez o próximo passo venha a ser uma pequena banheira de plástico no jardim ou uma primeira visita à piscina enquanto família!