6-12 Meses

O que há para o jantar, mamã?

O seu bebé pode deglutir voluntariamente a partir do 4º mês. A partir daí, tire o máximo partido e explore todos os diferentes paladares de uma dieta variada e equilibrada, sem adição de sal ou açúcar: vegetais, hidratos de carbono, carne, peixe, ovos, fruta, etc.
Enquanto alguns bebés lambem os lábios desde o início, outros há que são resolutos no que diz respeito à rejeição de alimentos, seja pelo cansaço ou pela aversão. Não se ganha nada em forçá-los antes do primeiro ano. Mudarão os seus hábitos por volta dos 9 e 12 meses passando a imitar os seus pais à mesa. Gradualmente, despedir-se-ão dos biberões. Entretanto, não a impedirá de aplicar alguns conselhos para lhes dar a provar um sabor!

Não toques na minha colher!
É por originalidade! Como um avião, um homenzinho cintilante, um crocodilo engraçado, uma ambulância… uma colherzinha pode ser disfarçada do que quiser para convencer o bebé a abrir a boca. E não se preocupe com o preço. Às vezes, um par de tesouras e três bocadinhos de fita adesiva podem fazer maravilhas! O que conta é a história que vai a acompanhar!
O mais importante é que deve ser macio. Para ajudar a facilitar a transição de um biberão, silicone é o melhor. Mais bonitas e menos frias do que as de metal, as colheres de plástico macias são ideais para evitar ferir as gengivas do bebé, que podem estar sensíveis devido à chegada dos primeiros dentes. Pense também no tamanho: deve ser adequado à boca e rasa o suficiente para que o seu conteúdo seja deglutido de uma só vez!

YUMMI! 5 conselhos da mamã:
– Escolher um prato com um personagem no fundo, a ser descoberto colherada após colherada.
– Adicionar um pouco de queijo fresco ou de queijo normal ao puré para lhe conferir uma consistência cremosa.
– Cantar uma canção de embalar com um fantoche numa mão e uma colher na outra, para lhes tocar no nariz antes de engolirem.
– Dar-lhes toda a atenção num ambiente calmo, deixe de lado o seu telefone, a televisão e música em alto volume.
– Dar-lhes um objeto desconhecido para captar a sua atenção e beneficiar disso para lhes dar uma colherada inesperada antes que tenham a oportunidade de o levar à boca.

Receitas fáceis e deliciosas
Puré de curgete com limão e queijo fresco por Arielle Rosin* Lave a curgete e retire ambas as extremidades, em seguida, corte-a ao meio e retire as sementes. Corte a carne em pequenos cubos e leve ao vapor durante 10 minutos numa panela de pressão. Coloque-a numa tigela e adicione 1 colher de chá de sumo de limão e 20 g de queijo fresco. Misture tudo para conseguir um puré aveludado. Verifique a temperatura antes de servir.
Enquanto o queijo fresco é fonte de cálcio benéfico para ossos e dentes, o limão contém vitamina C e a curgete é rica em vitaminas A, B e C, que são excelentes para a digestão do bebé. Sabia que? As curgetes, como o tomate, são de facto uma fruta! Batido da banana por Martine Walker** Fatiar uma banana madura e misturar com 120 ml de leite no estágio 2 e uma pitada (ponta da faca) de grãos de baunilha (abrir previamente uma vagem). Depois de obtida uma consistência espumosa, despejar o batido para um biberão.
Ricas em fibras e principalmente em potássio, um mineral vital, as bananas são muito energéticas e promovem a concentração e a aprendizagem. Volte aos seus quebra-cabeças e aos batidos!
Apesar de todos estes conselhos, o seu pequeno explorador ainda se pode recusar a transformar-se num gourmet. Lembre-se que pode educar o paladar do seu bebé desde tenra idade, e este é o momento mais importante para a criação de um estilo de vida saudável. Não hesite em variar receitas com a ajuda de livros especializados, e sirva-se da sua imaginação para os ajudar a adquirirem o gosto pela diversidade!

* Referência: Les petits pots de bébé d’Arielle Rosin / Edições Toquades
** Referência: Recettes pour bébé de Martine Walker / Edições Toquades