O que dizem sobre nós

Partida para férias

Férias. Que conceito tão maravilhoso. O “desligar o botão” do trabalho. Os filmes repetidos na televisão. Os gritos clássicos na praia. O “Olhá Bolinha!”. O “Há frutóchocolate!”. O “Oh Rúben Filipe, já te disse para não correres na praia que estás a atirar areia para cima das pessoas e dá a mão à tua irmã que a Carina Daniela está a ficar para trás que ela não sabe andar com as havaianas que a tua tia Bruna lhe deu nos anos!!!” Ah!…. As férias.

E as deste ano têm uma novidade: pela primeira vez, as minhas férias de Verão são a 3. E isso muda drasticamente tudo o que seja “plano de vacances”. A começar pelo próprio esquema de partida para férias. Eu sempre fui apologista de tentar deixar quase tudo preparado de véspera para que no próprio dia fosse apenas “pegar na mala e ir”. Mas este ano, derivado das circunstâncias de muito-mas-mesmo-muito-trabalho-porra-que-até-nem-tive-tempo-para-me-coçar,

acordei no dia de ir de férias com tudo por fazer. O que tinha era um plano na minha cabeça sobre o que queria levar. Mas a verdade é que não consigo fazer malas com a mente. Já tentei. Não consigo. Nem fazer malas, nem dobrar colheres. Aliás, nem quero dobrar colheres. Diz que depois não dá jeito nenhum para comer sopa.

Qual era, então, o plano inicial?
Acordar pela manhã sem pressas, tratar das coisas que tinha a tratar, fazer as malas e partir por volta das 17 para o Algarve.

Parece um plano fácil, certo?
Errado. Tão errado.
Eis a cronologia do que efectivamente se passou no dia da partida para férias.

11:00 Acordar, espreguiçar, ver do miúdo e arranjar-me.
12:00 Sair de casa rumo ao banco para tratar de questões antes das férias.
13:00 Sair do banco a pensar em sete coisas. 5 são números e duas são estrelas.
13:05 Ir a um shopping perto de casa para almoçar rapidamente e comprar coisas deveras importantes para as férias do miúdo.
14:30 Sair do shopping rumo a casa com um hambúrguer no bucho e com coisas deveras importantes para as férias do miúdo: protector solar Mitosyl, spray de água termal e um suporte de tablet para o miúdo ver os episódios do Daniel Tiger na viagem.
15:00 Começar a fazer a mala com as coisas para a criança
15:30 Fechar a mala com as coisas para a criança.
15:31 Começar a fazer a segunda mala com as coisas para a criança.
16:00 Fechar a segunda mala com as coisas para a criança.
16:01 Olho para as duas malas e penso “será que não nos esquecemos de nada?”
16:02 Começar a fazer a terceira mala com as coisas para a criança.
16:30 Olho para a piscina insuflável da criança e penso que era giro levar para o miúdo se divertir nas férias.
16:31 Penso que tenho que esvaziar a piscina para a dita cuja caber no carro e depois vou ter que voltar a enchê-la unicamente com o meu fôlego quando chegarmos ao Algarve.
16:32 Digo para mim mesmo “O miúdo vai adorar a praia”
16:33 Começo a fazer a minha mala. Coloco roupa, as coisas de higiene, o meu velhinho iPod e três livros para ler.
16:34 Desato a rir porque me apercebo que, com um bebé de 8 meses, eu acho que vou ter tempo para ler.
17:30 Olho para tudo aquilo que já está junto à porta e já não sei se vamos de férias se ou vamos mudar de casa.
19:00 Malas todas prontas. Olho para tudo o que é preciso enfiar dentro do carro e penso “todo aquele tempo a jogar Tetris na minha juventude vai finalmente dar-me algum jeito”
19:15 Não quero mais jogar este Tetris.
19:30 Transpirado dos pés à cabeça, consigo finalmente encaixar tudo na bagageira do carro. Carrego no botão para a porta fechar e peço ajuda aos Deuses das Portas de Bagageiras. 19:31 Os Deuses não me ouviram. A porta não fecha. Já devíamos estar em viagem há 2 horas e aquilo que mais me apetece é tomar um banho. Ah, espera. Não posso, porque tenho tudo dentro da minha mala que está dentro da bagageira, com um carrinho de bebé e não sei quantos sacos com coisas da criança por cima.
19:45 Aperto, empurro, tiro aqui e ponho ali e a porta da bagageira fecha. Faço uma pequena dança da vitória, esperando que nenhum vizinho esteja a ver. Está tudo pronto para os 3 seguirem viagem.
19:46. Afinal somos 4. A Bimby vai connosco.
20:00 Início da viagem.
20:30 Algo está mal. Algo se passa.
20:31. Efectivamente algo se passa. E é na fralda do miúdo.
20:45 Paragem na 1ª área de serviço para mudança de fralda e arejamento do habitáculo. 20:50 Falso alarme. Eram apenas puns. Retomamos a viagem rumo a Sul.
Acabámos por chegar ao Algarve perto das onze da noite, ainda conseguimos jantar e dar uma volta com o miúdo por toda a área do hotel. Vimos as piscinas. Vimos os jardins. Vimos os 100 degraus da escadaria de acesso à praia. E ao observarmos aquela centena de degraus, apenas uma coisa veio à nossa mente: “Não trouxemos a porcaria do marsúpio.”

O miúdo tem adorado a piscina.

Vasco Palmeirim